terça-feira, 1 de junho de 2010

E BH é bonita mesmo!





Meu anfitrião levou-me por lindos caminhos da cidade: o Mirante, o Parque Mangabeiras, a Praça da Liberdade, o Mercado Central, mais praças, mais avenidas lindas, a Pampulha. Visitei a igreja que havia visto há tanto tempo. Aliás, era uma das poucas coisas que me lembrava com clareza. A lagoa da Pampulha é majestosa e serve muito à população.  À volta tem muito Niemeyer (não sou fã, mas ali há coisas interessantes), Burle Marx (esse é gênio mesmo!), Portinari (igreja). Prédios interessantíssimos que, infelizmente, não estão tão conservados quanto deveriam, i.e., diferente de maior parte da cidade. Mesmo assim continuam lindos e contando muitas histórias.

Foi um passeio de dia todo. Como mencionei, não deu para entrar em museus, outras igrejas ou landmarks, mas deu para ter uma boa ideia.

Soube que BH tem metrô (nada abrangente), ônibus a R$ 3,20 (caro, né?) - os carros parecem em bom estado, mas, como em todas as cidades brasileiras, imagino, não é que poderia ou deveria ser.

Bem, o dia estava ótimo (sol, céu azul, calorzinho). Ficou tudo bonito!

Almoçamos no Xapuri (http://www.restaurantexapuri.com.br/), restaurante de comida mineira muito procurado. O local é bem afastado, lá para os lados da Pampulha, mas muito bonito. Achei a comida boa. Um pouco cara, mas como diz  uma amiga, a gente paga o conjunto. O atendimento foi muito bom, a caipirinha, os petiscos, estava tudo bastante bem. Como chegamos perto de 13h, deu uma hora de espera, mas nada que significasse grande sacrifício. Valeu ter conhecido.

Vale mencionar que na sexta, à noite, fomos a um dos vários botecos premiados da cidade. Comida de boteco é parte da natureza de BH.  E como as pessoas se reúnem pelas calçadas, em bares e restaurantes, e tudo isso dá uma cor diferente às ruas da cidade!

Espero poder voltar a BH um dia desses, com mais tempo para flanar e ver tudo que a cidade oferece.

Ah, sim, esqueci de dizer que viajei pela Azul (passagem mais barata, claaarooo).  Fomos por Viracopos, um aeroporto bem estruturado, com um movimento grande depois que a Azul passou a fazer seus voos por lá.  O transporte para lá é fornecido gratuitamente pela companhia aérea. Sai de vários pontos de SP (capital, Grande SP e interior), com ônibus excelentes.  A estrada de e para Viracopos é muito boa (usam a Bandeirantes, se  não me engano), e a viagem leva aproximadamente uma hora.  Parece que é longe, demorado, mas lembrem-se que de/para Cumbica, apesar de este aeroporto estar bem mais perto da capital, às vezes se leva hora, hora e meia ou até mais, dependendo do dia e horário.  Então, saem elas por elas, além de o caminho para Viracopos ser muito mais agradável.

Confins também é um aeroporto simpático. Bem aberto, arejado, grandinho e movimentado, também a aproximadamente uma hora de BH.  Dali saem alguns voos internacionais além dos nacionais.

Enfim, foi uma viagem ótima, em que vi coisas lindas e tive surpresas positivas o tempo todo.



http://picasaweb.google.com.br/miriamkeller/BH30052010#

Nenhum comentário:

Postar um comentário